Contra o Consenso: O circo
Google
 

mercredi, juin 15, 2005

 

O circo

Em qualquer lojinha barata, você encontra um daqueles gravadores, com microfone e tudo, por volta de uns duzentos reais. Então, hoje, qualquer um pode gravar o patrão ou colegas falando o que não devia. Acho díficil caso houvesse de fato o tal mensalão, alguém, ainda mais se entre esse alguém está um cara como Roberto Jefferson, houvesse gravado as declarações para provar. Eu mesmo, se fosse deputado e me oferecessem isso, certamente teria gravado. Jefferson nem cita nomes de beneficiários do esquema, o que permitiria uma quebra de sigilo bancário ou mesmo uma listagem de bens dentro dos acusados*. Então, ou ele apresenta provas, com recibos, fitas gravadas ou que se reduza à sua merecida insignificância.

Eu não consigo acreditar nessa história de mensalão. Não só porque Lula tem tido uma dificuldade imensa em passar projetos quanto que é muito mais simples seguir a tradição de liberar verbas ou cargos de comissão. Trinta mil reais por mês do orçamento de partidos para cada deputado é *muito* dinheiro.

Claro, o Governo Lula tem problemas, como uma taxa tributária alta e desproporcional. Mas são justamente esses problemas que deveriam ser discutidos, não fantasias. Que acusações tão graves e ao mesmo tempo frágeis, apresentadas sem provas, consigam convencer tanto a imprensa quanto boa parte da população é algo no mínimo tenebroso.

***

Antes de falar do suposto mensalão, os tucanos deveriam se lembrar de uma Usina Hidrelétrica localizada no Rio Paraná em Rosana, extremo oeste de São Paulo. Também chamada de Usina Sérgio Motta.

***

Não saindo dessa região conhecida como Alta Sorocabana ou Vale do Paranapanema, mais de sete presos teriam sido degolados na Penitenciária de Presidente Venceslau. Ou seja, os presos, que seriam ligados ao PCC, mostram quem de fato manda no lugar, adicionando mais um capítulo de rebeliões sangrentas no sistema presidiário administrado pela administração do governador "gerente" Geraldo Alckmin(O número de rebeliões em presídios, unidades da FEBEM, centros de detenção provisória e similares tem sido assustador. Desde de cidades do interior como Casa Branca e Presidente Venceslau a presídios como o chamado Cadeião de Pinheiros, numa das regiões mais movimentdas da capital) .

Isso sim que é uma notícia de destaque, não o circo do Roberto Jefferson.

* Atualização: Sim, no depoimento de terça Jefferson citou nomes, como de Valdemar da Costa Neto. Então, creio eu, os nossos inteligentes jornalistas irão conseguir rastrear algum gasto imcompatível com os vencimentos dos nomes citados se a história do tal mensalão for verdade. Uma mansão caríssima, carros importados, alguma coisa assim. Se não surgir nada desse gênero, bem, para mim essa história é tão verídica quanto os ETs capturados pelo Exército americano.