Contra o Consenso: Ponto positivo do circo
Google
 

mercredi, juin 15, 2005

 

Ponto positivo do circo

O único ponto positivo desse circo todo é colocar questões como reforma política ou administrativa em pauta(Ou, sim, fazer o povo perder a crença no Estado, nas instituições ou no voto, o que acho algo incrivelmente bom se for concretizado).

Há o bisonho fato de METADE da população se concentrar em três estados(Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), que contam com uma representação desigual dentro do Congresso, o que é absurdamente anti-democrático. Também seria necessário substituit os cargos de confiança por concursados, diminuir a estrutura administrativa e burocrática estatal.

Também sou a favor de se descentralizar as funções estatais. Por exemplo, ao invés de se ter Secretarias e Ministérios da educação, poderiam existir Conselhos de educação, eleitos por pais e professores, que receberiam uma quota fixa da arrecadação para manter as escolas. Isso feito sem interferência do Executivo. Isso evitaria o uso político do sistema escolar, como ocorre com muita frequência. São questões, estas sim, que deveriam estar sendo discutidas nos jornais e nas ruas.