Contra o Consenso: Sobre a crise, golpes brancos e a imprensa
Google
 

mardi, juin 28, 2005

 

Sobre a crise, golpes brancos e a imprensa

Várias correntes tem circulado pela internet. Algumas pedem que as pessoas saiam de casa vestidas de preto, outras que saiam de casa de vermelho para homenagear o PT(Se as pessoas seguirem a orientação, irá parecer que o Flamengo ganhou algum título). Algumas falam como se o governo estivesse afogado em mensalões, outros falam em alguma espécie de golpe branco.

Acho as duas hipóteses bastante equivocadas. Por um lado, ninguém ainda apresentou provas. Os testemunhos além de Roberto Jefferson são contraditórios em vários aspectos. Se o PT está pagando mensalão, está certamente desperdiçando dinheiro, mesmo porquê o governo perdeu várias votações importantes(Até por quê, convenhamos, faria mais sentido pagar os deputados APÒS as votações, não antes. Ao contrário do que certas pessoas na internet têm dito, trinta mil reais por mês está longe de ser uma ninharia. É o salário de uma pessoa formada em alguma universidade de ponta estrangeira. Não faria sentido pagar um dinheirama desses, se com emendas orçamentárias e cargos são uma alternativa muito mais eficiente.

Também não acredito na idéia de golpe, de que setores da sociedade estariam planejando a derrocada do presidente. Até por quê, ao que tudo indica, muitos empresários preferem Lula que algum tucano.

Por outro lado, quem está saindo queimado mesmo é a imprensa. Parte da população parece acreditar mais em políticos que na imprensa. O que não é bom para nossa imprensa. Daqui a pouco, só falta as pessoas acreditarem mais nos advogados que nos jornais, o que seria o fundo do poço.