Contra o Consenso: CPTM
Google
 

vendredi, juillet 29, 2005

 

CPTM

Na falta de posts, um e-mail que eu enviei para a CPTM, estatal encarregada dos trens metropolitanos de São Paulo(ainda sem resposta).

Tanto a segurança quanto a limpeza dos trens da CPTM são terceirizados(O que eu acho desnecessário, até por quê o fluxo deste tipo de serviço costuma ser constante e em ambos os casos exigem funções bastante específicas. Os seguranças que servem a CPTM são incapazes de prestar primeiros socorros. ) em nome da Tejofran, empresa de Antônio Dias Felipe, amigo pessoal do ex-governador Mário Covas(E que segundo muitos falam, teria participação do próprio filho do Covas). Eu acho estranho uma empresa conseguir duas licitações para serviços tão distintos numa mesma estatal(sendo que no caso citado, o uso de profissionais concursados seria muito mais lógico). Em especial se considerarmos as relações desta empresa com o partido do governador. Não a toa, esta mesma empresa cuida da limpeza urbana de Jundiaí, cidade governada pelo mesmo partido do governador. E segundo o prefeito de Cachoeira Paulista, do mesmo partido do governador, a empresa recebeu incentivos fiscais para instalar uma oficina de vagões na cidade.

Então, em primeiro lugar, qual a justificativa para a terceirização nessas duas áreas? Na segurança, ao meu ver, poderíamos ter uma força muito mais eficiente, que poderia inclusive ser usada para informar usuários e prestar socorro. Isso é diferente que segurança de fábrica. Outra: quais os detalhes do processo de licitação da limpeza e da segurança da CPTM? Por quê, francamente, uma empresa como Tejofran ter tantos contratos em nível estadual é no mínimo estranho, não é?