Contra o Consenso: DailyKos contra o Antiwar
Google
 

lundi, juillet 18, 2005

 

DailyKos contra o Antiwar

O DailyKos, o site preferido os democratas americanos, decidiu atacar o Antiwar.com, um dos mais renomados sites anti-guerra. A impressão que nos dá é que o pessoal do DailyKos deve ter faltado nas aulas de interpretação de texto. Pontos a se destacar:

1-) Justin Raimondo nunca afirmou, óbvio, que os "judeus" sabiam do onze de setembro, mas sim que o Mossad, o serviço secreto israelense, sabia.

2-) O redator do DailyKos tenta desancar o Antiwar.com pelo seu viés conservador, o que é uma bobagem. Isso significa, a rigor, descartar uma determinada fonte, a priori, pela sua ideologia.

3-) Alan Bock não atacava, em questão, a proposta de se aliviar as dívidas da África, mas sim ajuda externa ao continente, que tende a fortalecer governos ditatoriais. O detalhe de muitos esquerdistas, incluindo John Pilger e Naomi Klein tenham atacado firmemente a proposta, claro, não tem importância. Ou mesmo que os próprios ativistas tenham ficado apavorados com a idéia.

4-) Cada vez mais a história em torno da Guerra Civil na Iugoslávia sim, apontam que houveram manipulações para que a opinião pública ocidental endossasse o bombardeio da Sérvia. Não que os sérvios tivessem sido bonzinhos, mas sim que houveram agressões dos dois lados, e que foram os croatas e os muçulmanos, não os sérvios, foram os agressores.

Podemos inclusive, ler este texto de Edward Herman, parceiro de Noam Chomsky em vários livros, e um dos mais notórios nomes da esquerda americana, em que sim, este acusa o massacre de Sbrenica de ter sido forjado.

O que o redator do DailyKos esquece é que sim, muitos, incluindo Noam Chomsky e outros nomes da esquerda, se opuseram à intervenção da OTAN em Kosovo e que, geralmente, essas intervenções tendem a piorar os conflitos(Vide a Somália).

5-) Curioso que ele critique tanto o Antiwar por colocar textos do Jude Wanniski, sendo que a Counterpunch, um dos mais populares sites de esquerda dos Estados Unidos, faça o mesmo.

6-) Justin Raimondo de fato apoiou a candidatura à presidência em 2000 de Pat Buchanan, mas isso não faz dele um acólito do cara. Até porque, mesmo conservador, ele apoiou Ralph Nader em 2004.

E sim, colocar Pat Buchanan, por mais antipático que ele seja, como suprematista racial ou nazista é exagero.

7-) Não só Juan Cole, mas também Norman Solomon e John Pilger, dois nomes nada conservadores, tem seus artigos publicados no site.

8-) Por fim, como o próprio Justin Raimondo disse, a Associated Press confirmou que Benyanmin Netanyahu de fato fora avisado dos ataques com antecedência.

Sim, não devia ter escrito esse post, que se encaixa mais num contexto americano. Mas agora já foi...