Contra o Consenso: A fria lógica do terrorismo
Google
 

dimanche, juillet 10, 2005

 

A fria lógica do terrorismo

Bin Laden, longe de ser um louco, é um estrategista frio e inteligente. Provavelmente, sua organização quer isolar os americanos internacionalmente. Sabe que a vulnerabilidade e o medo que os atentados causam são um grande fator de pressão. Também está longe de ser um bárbaro.

Terrorismo basicamente é uma tática usada por pequenos grupos para fazer pressão política. O medo que uma série de explosões causa pode derrubar governos com facilidade. Não é uma lógica muito diferente da de uma guerra. Só que coloca grupos civis contra governos. Guerras também matam civis(A Segunda Guerra Mundial, vista como um exemplo de guerra "moral", demandaria na morte desnecessária de milhões de civis em Bremen, Tokyo, Dresden, Nagasaki, Hiroshima, entre outras cidades alemãs e japonesas, pelos "heróicos" Franklin Delano Roosevelt e Winston Churchil) !. Terroristas também alvejam alvos militares, caso do bombardeio do USS Cole na costa do Iêmen, em 2000, e das torres Khobar(Um complexo militar) na Arábia Saudita em 1996.

O terrorismo é uma forma de guerra. Como Benjamin Franklin disse, não existe guerra boa nem paz ruim. Não há glória em corpos sendo mortos, seja na Faixa de Gaza, seja em Londres, seja em Bagdá. Qualquer guerra, não importa seus métodos, deve ser condenada.