Contra o Consenso: Fui para Minas Gerais
Google
 

vendredi, juillet 15, 2005

 

Fui para Minas Gerais

Não foi exatamente Minas Gerais. Extrema, a primeira cidade de quem passa depois da fronteira de São Paulo pela Fernão Dias, é mais São Paulo que Minas Gerais. As crianças torcem por times paulistas, o sotaque puxa mais para aquele do interior paulista(embora não veja tantas diferenças, culturamente, entre essas bandas do interior de São Paulo e de Minas), a metropóle comercialmente falando é Bragança Paulista. Por outro lado, o povo me pareceu bem simples e simpático. É meio como um meio termo entre os dois estados. É meio estranho de qualquer forma, inclusive pelos orelhões com marca da Telemar. Faz mais de três anos que não saio do Estado de São Paulo.

Agora, as informações que me enviaram de que o Aécio Neves estaria enchendo as ruas de PMs me parece confirmar. Vi, numa cidadezinha de vinte mil habitantes, policiais militares no mesmo esquema de sei lá o quê com uns sujeitos. É o mesmo arrombo de demagogia que Geraldo Alckmin utiliza: bastante policiais militares em locais conhecidos, poucos investimentos na apuração de delitos. Na prática, isso tem pouco efeito na criminalidade. Já filmaram pessoas fazendo racha com um carro da patrulha da PM ao fundo. Para piorar, frequentemente esses policiais cometem abusos contra trabalhadores e estudantes.

Mas, bem, ao menos nas cidadezinhas do interior de São Paulo ficamos livres desses espetáculos farsescos da polícia.