Contra o Consenso: A lógica do suicida
Google
 

mardi, juillet 19, 2005

 

A lógica do suicida

Robert Pape lançou recentemente um livro(Dying to Win: The Logic of Suicide Terrorism) sobre atentados suicidas que ganhou fama em certos circuitos americanos por defender que invasões estrangeiras, não motivos religiosos, seriam as causas dos atentados suicidas e por afirmar que os grandes campeões mundiais em atentados suicidas eram os Tigres Tamêis, um grupo de orientação marxista(Que inclusive teriam inventado o colete suicida para matar Rajiv Gandhi em 1991). Trechos de uma entrevista dele à revista The American Conservative:

"Se o fundamentalismo islâmico fosse um fator fundamental, então deveríamos analisar alguns dos maiores países fundamentalistas islâmicos do Mundo, como Irã, que têm 70 milhões de habitantes- mais de três vezes a população do Iraque ou da Arábia Saudita, que tem alguns dos mais ativos grupos em atentados suicidas contra os Estados Unidos. No entanto,nunca houve um único terrorista suicida da Al-Qaeda do Irã, e não há nenhuma evidência de nenhum terrorista suicida no Iraque do Irã."

***
"Antes da invasão, o Iraque nunca havia tido ataques-suicidas em sua história. Nunca. Desde de nossa invasão, terrorismo suicida vêm duplicando rapidamente com vinte ataques em 2003, 46 em 2004 e mais de cinquenta apenas nos primeiros meses de 2005."

***
"(...)no Líbano, nos anos 80, daqueles ataques suicidas, apenas oito eram de fundamentalistas islâmicos. Vinte e sete foram de comunistas e socialistas. Três foram de cristãos."

***

"Al-Qaeda aparece ter a deliberada decisão de não atacar os Estados Unidos a curto prazo. Nós sabemos disso não somente pelo padrão dos seus ataques, mas por um planejamento da Al-Qaeda encontrado pela inteligência norueguesa. O documento diz que a Al=Qaeda não devem atacar os Estados Unidos à curto prazo, mas ao invés disso deve focar suas energias em atingir os seus aliados para tentar dividir a coalizão.

O que o documenta então analisa é se eles devem atingir a Grã-Bretanha, Polônia ou Espanha. Concluem que devem atingir a Espanha antes das eleições de março de 2004 por quê, e eu estou citando quase que literalmente: Espanha não aguentaria dois, no máximo três golpes, sem antes sair da coalizão, e então os outros cairiam como dominós.

E isso é exatamente o que ocorreu. Seis meses depois que o documento foi produzido, a Al-Qaeda atacaria a ESpanha em Madrid. Isso levaria a ESpanha a sair da coalizão. Então, a Al Qaeda certamente demonstrou sua capacidade de atacar e de fato eles produziram 15 ataques suicidas desde de 2002, mais que todos anos antes do onze de setembro juntos. Al Qaeda não está mais fraca agora. Al Qaeda está mais forte."

***
"Não há evidências de nenhuma organização de ataques suicidas no IRaque antes da invasão. O que está ocorrendo é que os ataques suicidas foram produzidos pela invasão."

***

"Em 1996, ele(Bin Laden) começou a dizer que havia um grande plano dos Estados Unidos-
os americanos usariam forças de combate para conquistar o Iraque, dividi-lo em três partes, dar uma parte a Israel para que este pudesse ampliar seu território, e então fazer a mesma coisa com a Arábia Saudita. Como você pode ver, estamos realizando esta previsão, o que é uma tremenda ajuda nos seus apelos de mobilização."