Contra o Consenso: Londres, 7 de julho
Google
 

jeudi, juillet 07, 2005

 

Londres, 7 de julho


É o modus operandi da Al-Qaeda: a maior quantidade possível de vítimas, em ataques coordenados e simultâneos a alvos relacionados. Desde dos atentados contra as embaixadas americanas em Nairóbi e Dar es Salaam em 1998, a Al Qaeda têm utilizado ostensivamente esse expediente. Hoje, três trens do metrô londrino e um ônibus foram o alvo.

Robert Fisk já alertava sobre os riscos de um atentado como esse. Seria óbvio que o maior parceiro de Bush seria o alvo principal depois dos ataques em Madri em março do ano passado. No entanto, muitos consideravam que os eficientes serviços de segurança do Reino Unido, como o MI6 e a New Scotland seriam capazes de impedir um atentado. Não foram. Também achei que o fato da Al Qaeda parecer estar mais preocupada com o Iraque evitaria ataques desse tipo por ora.

Considerando que a CIA e o FBI tem um histórico muito ruim nesse sentido, fica a dúvida: quando que ocorrerá um atentado desses nos Estados Unidos? O único impedimento parece ser a falta de cédulas da Al Qaeda em território americano. Justin Raimondo, do Antiwar, lembra que Londres era a cidade mais vigiada por câmeras de segurança do mundo. Isso, mesmo significando uma perda considerável de privacidade e liberdade para os britânicos, não impediu o ataque.

Fica também a questão: o que será de Blair depois disso? Como Raimondo também notou, os britânicos aceitariam lutar uma guerra em seu próprio território para satisfazer as ambições imperiais americanas? Ele acha que não. Já tem ingleses dizendo pela internet que, caso Blair tivesse um pingo de decência, já teria renunciado.

***

Boa parte dos blogs conservadores têm afirmado que ataques como esse era inevitáveis numa metrópole como Londres. Era isso o que eu defendia desde do onze de setembro, assim como boa parte dos libertarians americanos. A melhor forma de combater terroristas é não provocá-los.

E fica outra questão: o que ocorrerá com o fim da invasão ao Iraque? O que toda aqueles guerrilheiros(Gente com know-how para ataques terroristas) irão fazer depois disso?

***

Claro, esperem pelo Hora do Povo colocar a culpa dos atentados na CIA.