Contra o Consenso: O ensino de espanhol
Google
 

dimanche, juillet 10, 2005

 

O ensino de espanhol

Faz sentido querer implantar por lei o ensino obrigatório de espanhol na rede pública. É a terceira língua mais falada do mundo, há uma boa quantidade de imigrantes de países de língua espanhola no país(Paraguaios, argentinos e bolivianos em geral), os espanhóis são a terceira colônia estrangeira do país e a própria integração econômica com nossos vizinhos exige isso. Além do do quê, por ser uma língua latina, pode melhorar a fluência no próprio português. Num sistema escolar aonde leituras e livros foram relegados a segundo plano em prol de cartazes e decalque de mapas(Sim, é uma atividade absurdamente comum em Geografia!), qualquer coisa que trabalhe com leitura é bom. Seria ideal ser uma matéria obrigatória, inclusive.

Por outro lado, o problema da rede de ensino é mais embaixo. Temos uma rede pública voltada para fins políticos e assistencialistas, aonde é comum que as escolas prestigiem eventos da prefeitura, como festas diversas, e uma rede privada voltada exclusivamente para decorar formulinhas para o vestibular. A maioria dos estudantes que sai da rede publica é incapaz de fazer contas simples, de compreender textos fáceis. Mesmo na internet, que concentra a elite do país, as pessoas são incapazes de compreender textos simples em inglês.

Outra: espanhol é uma língua semelhante ao português, mas extremamente complicada. Há também a questão da mão de obra: claro, a maioria dos professores dos professores de língua inglesa da rede pública teriam dificuldade para ler a "Time" ou uma revista simples em inglês. Imagino a dificuldade para se encontrar professores de espanhol dispostos a encarar a fria que é a rede pública de ensino.

Fica também me questão a idéia do carater de matéria optativa. Não sei se isso poderia garantir uma qualidade maior ao que é ensinado. Ou, mesmo, que nenhum aluno fosse querer frequentar as aulas.