Contra o Consenso: Por quê a PM de São Paulo usa rottweillers?
Google
 

vendredi, juillet 22, 2005

 

Por quê a PM de São Paulo usa rottweillers?

Um cão como o rottweiller é alvo de bastante polêmica. A rigor, é um cão bastante perigoso. Geralmente tem um ar tranquilo, mas pode tranquilamente matar um homem de porte médio com uma certa facilidade. É como se fosse uma arma. Por isso já houve uma tentativa de se proibir essa raça no próprio estado de São Paulo e no Rio se têm tentado exigir o uso de focinheiras em cães desta raça que estejam com seus donos na rua. Inclusive, raças desse porte são proibidas em países como o Reino Unido.

Bem, não o que ocorre no Estado de São Paulo. Anteontem, quarta-feira, dois PM andavam pelo centro de Caieiras, Grande São Paulo, com um cão desta raça. Ainda não entendi o motivo. Muitos afirmam serem a favor da proibição da raça por quê um pastor alemão ou um boxer poderiam tranquilamente fazer as mesmas funções deste. Não sei porque a PM decidiu utilizar um cão como este como forma de patrulha, ainda mais no centro de uma cidade, desconsiderando os possiveis riscos de acidentes.

Não sou contra a propriedade de animais dessa raça, mas acho que seus donos deveriam ter o máximo de cuidado possível. Mas, acho que, francamente, não se justifica o uso de uma raça quase que mortal para se patrulhar uma rua movimentada. Não vejo necessidade de cães na mão de policiais para patrulhas. Até por quê, mesmo se houvesse necessidade, um pastor alemão seria uma opção mais que razoável.

Pensando bem, não existe nenhum símbolo melhor para a tenebrosa e violenta Polícia Militar de São Paulo. Não sei, ao menos o rottweiller deve ser mais eficiente...

***

Sim, esperemos para ver o que a Ouvidoria da Polícia Militar irá dizer a respeito disso.