Contra o Consenso: Teria os EUA perdido três ogivas nucleares para o Irã?
Google
 

samedi, juillet 30, 2005

 

Teria os EUA perdido três ogivas nucleares para o Irã?

Alexander Cockburn da Counterpunch conta uma história interessante e assustadora ao mesmo tempo(Atenção, a tradução deve ter errinhos, já que não domino tão bem jargão militar em inglês):


Irã pode ter o material radioativo de três ogivas nucleares despejadas de um B-52 por volta de 1991. Ou ao menos o governo americano pode ter alguma razão para acreditar, segundo uma aparentemente bem informada pessoa conversando conosco da Counterpunch semana passada.

Em três de fevereiro de 1991, este B-52G em particular havia sido encarregado de circular Bagdá. Estava carregado com três misseis SRAM com ogivas nucleares e com jatos para colocá-los a cem milhas da traseira do avião antes de detonar.

O B-52 estava rumando para reabastecer quando surgiu problemas muito sérios na parte elétrica, incluindo a perda dos equipamentos de navegação.

Esperando poder aterrisar na Ilha de Diego Garcia, no Oceano Índico, a tripulação rumava ao sul quando o fogo de cinco turbinas ameaçava detonar os fusíveis sensíveis à calor dos SRAMs. Imaginando que eles iriam afundar no mar, eles despejaram as bombas, e o B-52 estraçalhou-se não muito depois. Alguns tripulantes morreram, outros sobreviveram e foram resgatados.

Mas, segundo nosso informante nos conta, as ogivas na verdade cairam em águas rasas, na plataforma continental da Somália. Três meses depois, por volta de maio de 1991, ela seria supostamente resgatada e passada para às mãos de um traficante de armas envolvido em outras operações secretas na Somália naquele tempo.

Cada ogiva media 30" x 18" x 18", pesando 560 libras(Por volta de 240 quilos). Por causa da contaminação com a água do mar, apenas o material radioativo poderia ser utilizado, seja numa bomba "suja"(Explosivo convencional detonado com material radioativo) ou como ogiva num novo míssil.

Com as ogivas circulando no mercado internacional de tráfico de armas, as administrações de Bush Um e consequentemente Bill Clinton enviaram várias unidades secretas para recuperá-las, sem sucesso.

Como possivel forma de validação para o fato de que as ogivas tenham terminado no Irã, o nosso informante cita um documentário de uma hora do Channel-2 da BBC, exibido em três de maio de 2005, intitulado "Iran's Nuclear Secrets"(OS segredos nucleares do Irã), em que eles mostram o câmeraman com inspetores da ONU no Irã.

Durantes aquelas buscas, os inspetores encontraram traços de radiação em quartos deixada pela antiga presença de urânio, com um enriquecimento de 40% para 60%.

O programa da BBC sugeriu que como o enriquecimento local não havia iniciado, então os iranianos devem ter contrabandeado material do mercado negro. A BBC concluíu que esse material já era visto como uma ameaça por Israel e as buscas de Scott Ritter(Inspetor da ONU) seriam uma evidência.

Se os EUA ou Israel lançam um ataque aéreo contra o suposto depósito das três ogivas, ou do seu urânio, as consequências poderiam ser letais em mais de uma forma, se um ataque devastador simplesmente dispersasse o material nuclear na atmosfera, com consequências nada agradáveis para aqueles que estivessem no caminho do vento.

VIce-presidente Cheney, recentemente ligado à especulações de que ele está ansioso para usar quaisquer ataques futuros no estilo do onze de setembro para atacar o Irã, era Secretário de Defesa em 1991.

Dentro do Pentágono, misseis nucleares perdidos são chamados de "Broken Arrows"(Flecha Quebrada). Há alguns anos atrás, meu coeditor Jeffrey St. Clair escreveu como outro B-52 perdeu outra bomba de hidrogênio nos pântanos perto de Savannah, Georgia. Ainda não foi recuperada. Você pode encontrar a história no seu livro "Been Brown So Long It Looked Like Green to Me"(Está Marrom há tanto tempo que parece verde para mim).


Bem, a história foi contada em off por uma fonte anônima. Por mais que o Cockburn seja bastante confiável, a história ainda é especulação. De um lado, claro, explica claramente o discurso agressivo de parte do gabinete de Bush contra o Irã. Se bem que material radiativo, por exemplo, de máquinas de raios x, não deve ser tão díficil de se encontrar e já teriam tentado explodir uma bomba suja no centro de Washignton(Na área do Mall, perto do Memorial de Lincoln).

De qualquer forma, é uma história sensacional, digna de cinema. Aliás, lembram-se do filme do John Woo, com o John Travolta, Broken Arrow(Aqui, saiu como "A Última Ameaça")?