Contra o Consenso: Citação da Semana
Google
 

vendredi, août 12, 2005

 

Citação da Semana

"Quando meu filho foi morto, eu tive que encarar o fato de que eu também era, de alguma forma responsável pelo que havia ocorrido. Todo americano que permite que isso continue tem , de alguma maneira, sangue em suas mãos. Alguns de nós têm um pouco, a de outros estão encharcadas.

Muitos me perguntam o que eu quero dizer para o Presidente Bush. Bem, minha mensagem é bem simples. Eles disse que meu filho - e os outros filhos que perdemos - morreram por uma causa nobre. Eu quero saber que causa nobre é essa. E eu quero perguntar a ele: "Se é uma causa tão nobre, você perguntou âs suas filhas para se alistarem? Você as encourajou para ir pegar o lugar de soldados que estão em sua terceira missão?". Eu também pediria a ele que parasse de usar o nome de meu filho para justificar a guerra. A idéia de que temos que "completar a missão" no Iraque para honrar o sacríficio de Casey é. para mim, um sacrilégio com o nome do meu filho. Além do quê, o presidente realmente sabe como a "missão" é na realidade?

Casey sabia que a guerra era errada desde do início. Mas ele sentia que era seu dever ir, que todos seus colegas estavam indo e que ele não tinha escolha. As pessoas que enviaram nossos jovens, honrados e bravos soldados para morrer nesse guerra não tinha nada a perder. Eles não tinham entes queridos que poderiam se ferir. Assim como pessoas como O´Reilly, Hannity, Michelle Malkin, Rush Limbaugh e todos os outros que estão me atacando e papagaiando a versão do governo que temos que completar nossa missão ali - eles não tem nada em risco. Eles não tem que sofrer por noites intermináveis sem sono preocupando-se com seus entes queridos.

Antes disso tudo começar, eu achava que uma única pessoa não poderia fazer diferença, mas agora eu vejo que uma única pessoa com a ajuda e suporte de milhões de pessoas pode fazer uma diferença enorme."


CINDY SHEEHAN, mãe de Casey Sheehan, soldado americano morto no Iraque e que acampou em frente ao Rancho de George Bush no Texas até que este decida conversar com ela.


***

O movimento anti-guerra parecia parado. Parte dos "left-liberals" mais alinhados com os democratas começou a assumir um discurso menos firme com relação às tropas, não havia grandes protestos. Daí, no mesmo tempo em que Bush era fortemente criticado por tirar mais férias(embora muitos dissessem que isso era a melhor coisa que ele havia feito), Cindy Sheehan, que havia perdido seu filho no Iraque, acampa na frente do rancho em que Bush tirava férias, decidida a só sair de lá presa, após o final de agosto(Quando acabam a férias de Bush) ou quando ela conseguisse conversar com o presidente. Bem, ela conseguiria atrair mais de setecentas pessoas em único dia para seu acampamento, receber a simpatia dos opositores da guerra de todos os espectros ideológicos, inclusive com visita do ator Viggo Mortensen. Então, um presidente em férias, acusado de passar mais de 20 % do tempo nessa situação, uma mãe emocionada pela morte do filho em vírgilia. Não poderia haver imagem pior para Bush.