Contra o Consenso: Conhecimento
Google
 

mardi, août 16, 2005

 

Conhecimento

Um dos discursos mais batidos que existem é aquele que prega a importância do conhecimento. A coisa mais simples de se ver é gente falando que os tempos são outros, que hoje conhecimento e educação é fundamental, que não dá para ser ignorante, que o brasileiro em geral é ignorante, ou mesmo do que o presidente da república deveria ter feito com relação à escola. Bem, da próxima vez que alguém falar esse tipo de discurso perto de você, pergunte qual língua, além do português, essa pessoa fala. Não é ler meia dúzia de versos em espanhol, mas sim ler artigos e notícias em alguma língua estrangeira. Pode ser inglês, espanhol, francês, italiano, árabe, aramaico, chinês.

Ah, não que eu seja elitista. Eu mesmo precisaria aprender a ler em espanhol e em francês, até para ter uma visão menos restrita do que se pensa mundialmente e bem, muitas das minhas amigas eram pessoas com o primeiro grau incompleto. E tenho um senhor respeito pelo povo das classes baixas que acorda de manhã para pegar o trem da CPTM em Francisco Morato e Itapevi para trabalhar o dia inteiro.

Mas, francamente, MONOGLOTA querendo dar LIÇÂO DE MORAL ou ainda querendo dizer o que os outros devem fazer, quando se fala de conhecimento ou educação não dá. Se está se falando de conhecimento ou educação, ao meu ver, nada mais básico que falar e ler um segundo idioma.