Contra o Consenso: Cumpra seu dever patriótico neste sete de setembro
Google
 

mercredi, août 24, 2005

 

Cumpra seu dever patriótico neste sete de setembro

Muitos prefeitos aproveitam o Sete de Setembro para fazer o tradicional desfile com as escolas. Não é aquele desfile com as crianças marchando, é sempre alguma aberração meio carnavalesca, com as pobrezinhas das estudantes fantasiadas de regiões do Brasil, com muita lantejoula, cartolina e outras bobagens. Cumpra seu dever patriótico, leitor: boicote essas festas. Se seu filho estudar numa escola municipal e sua cidade fizer algo assim, não autorize que ele participe. E, se não tiver filho nessa situação, não compareça. E se possível, pressione seu prefeito e o diretor de escola contra a realização desse tipo de coisa.

Prefeitos adoram fazer esse tipo de festa porque é propaganda política feita com a infra-estrutura das escolas, dinheiro do FUNDEF e do orçamento da educação. Na prática, significa que tanto alunos quanto professores perdem tempo com a preparação destes ensaios. Tempo que deveria ser gasto estudando. E francamente, não consigo ver valor pedagógico nenhum nesse tipo de coisa. Outro ponto pior é que isso vai contra a idéia de autonomia das escolas. Elas não escolhem se vão participar ou não, e geralmente esses desfiles são organizados longe das comunidades das escolas.

***

Outra festa incrivelmente cretina que as escolas insistem em realizar é a da Primavera. Eu não noto nenhum aumento da quantidade de flores ou de verde nessa época do ano. A Quaresmeira, uma árvore muito comum no Brasil, tem sua floração no inicio do ano, geralmente ficando sem flores nos outros meses(Inclusive na dita primavera), por exemplo. Dependendo da região, na primavera se têm menos, não mais flores.