Contra o Consenso: Cursos de inglês
Google
 

lundi, août 29, 2005

 

Cursos de inglês

Curioso como tem curso de inglês promentendo fazer seus alunos falarem inglês em não sei quanto tempo, geralmente seis meses ou um ano. O inglês é uma língua relativamente simples, mas com uma fonética e uma gramática bastante diferente da nossa. Daí, que muitas vezes mesmo uma pessoa com um bom vocabulário e um bom nível de leitura acaba escrevendo inglês numa estrutura latina, com frases que soam incompreensíveis para nativos da língua inglesa.

A língua também é feita de um sem número de expressões, a maioria que não faz sentido nenhum se traduzida a outro idioma. Não é lá simples absorver um bom número de expressões em inglês, e saber trocar a que você possui por outra. Falar, com desenvolvimento, solto, isso se ganha num curso.

Claro, ter um bom vocabulário e um bom nível de compreensão em leitura e audição numa lingua estrangeira não é tão díficil, e bastante importante se você tiver pretensões intelectuais: seja uma pós-graduação, seja escrever. E sim, para isso um curso ajuda muito para se ter uma base, que pode e deve ser treinada por fora, com leituras diversas.

Mas, daí querer falar e escrever numa língua estrangeira, assim, do jeito que os cursos de inglês prometem, nem em sonho.

***

Outra piada são os cursos que prometem ensinar com música e filmes. Isso tende a não funcionar(Assim como os cursos voltados à conversação, como se conversar com alguém que fala um língua estrangeira tão mal quanto você fosse mudar alguma coisa).

Se fosse assim, eu falaria fluentemente espanhol, flamengo e alemão.