Contra o Consenso: E o Iraque?
Google
 

mercredi, août 24, 2005

 

E o Iraque?

Não existem prospectos dos Estados Unidos conseguirem estabilizar o Iraque. Até agora, cerca de duas mil soldados morreram. Em um ano ou dois, alcançaria-se aí a soma de mortos do onze de setembro. Há tropas para tanto? E pior, há disposição política para tanto? Até quando que os americanos irão suportar ver tantos jovens mortos? E sim, financeiramente falando, até quando os americanos irão suportar, financeiramente falando, até quando que o conamericano irá conseguir financiar uma guerra que já é mais cara que o Programa Apollo ou que o sistema federal de Intestate Highways?

Por outro lado, uma retirada das tropas seria vista como uma derrota pelos árabes e poderia, como Juan Cole diz, colocar o país em guerra civil, que se espalharia pela região. Além de, claro, fortalecer, e muito Bin Laden. De qualquer forma, a ocupação só tende, em especial a longo prazo.

Ou seja, não há uma saída agradável, ou que não configure derrota americana, para a situação. E, o que ocorrerá quando a Al-Qaeda, decidir parar de atacar os aliados dos americanos para atacá-los?