Contra o Consenso: Estacionamento de shoppings
Google
 

mercredi, août 31, 2005

 

Estacionamento de shoppings

Como hoje acabei comprando o jornal Diário de São Paulo(uma versão diet e voltada para São Paulo do Globo da cidade do Rio de Janeiro) para verificar a parte de cinema(Sem muito sucesso), estou com algum assunto.

Aliás, fala sério, como aquela coluna do Ancelmo Gois está fraquinha. Ainda não consigo acreditar que os blogueiros cariocas citem tanto esse cara...
***

A Assembléia Legislativa de São Paulo inventou de aprovar um projeto de lei que isenta o consumidor que comprovar gastos de no mínimo R$ 40,00 de ter que pagar pelo estacionamento. O autor do projeto, José Dilson(PDT), afirma que "Nada mais justo que o cliente tenha compensação".

Errado. Quem define isso é a velha relação entre cliente e fornecedor, o mercado, não um projeto de lei. O Shopping West Plaza oferece não só ao consumidor, mas a qualquer um, seja se for um mendigo ou um cliente caríssimo, ônibus gratuito entre o shopping e a Terminal da Barra Funda. Não há lei nenhuma obrigando-o a isso, mas em compensação, é um dos fatores que fazem do lugar um dos shoppings mais populares da cidade. O Shopping Light chega a cobrar pelo uso do banheiro, e não a toa vive vazio.

Aliás, como já disse, impressionante como os deputados e vereadores se preocupam com a pobre classe média/alta que utiliza esses lugares. Nem é um controle de um bem essencial ou usado pela classe baixa.

***

Aliás, em muitos países da Europa, tenta-se proibir estacionamentos nas regiões centrais das grandes cidades, para tentar inibir o uso do carro. Aqui querem impor a gratuidade...