Contra o Consenso: Lula não é Collor
Google
 

lundi, août 08, 2005

 

Lula não é Collor

Lula tem seus defeitos, e tem enfrentado problemas dentro da classe média, que alguns analistas insistem em achar que é pendão da balança de qualquer mudança política no país(Acho besteira, a classe média, assim como os pobres, é um mero reflexo do que a mídia fala). Mas, de qualquer forma, comparar Lula com Collor, como a Veja faz na capa desta semana é no minimo histeria e desespero.

Lula ainda tem uma base parlamentar e popular importante, incluindo sem-terra, parte considerável da esquerda e dos empresários. Collor era representante de um partido obscuro, Lula é um dos maiores representantes de um dos maiores partidos do país, o que lhe garante estabilidade. Ainda não estamos vendo grandes manifestações populares(Não falo de comunidades cretinas dentro do Orkut) nem nada do tipo. Nem fitinha preta no carro, nem adesivos. Ao menos por enquanto. São situações bastante diferentes entre si. Por mais que tenha havido sujeira nos dois mandatos, são sujeiras distintas.

Claro, comparações com Collor(O mesmo que era aclamado pela própria revista antes de ser eleito) são lugar comum porque este entrou na lata de lixo da história. Assim como "nazista" virou xingamento e Stálin, Hitler, Mussolini e Pol Pot viraram insultos.

Como sempre, a dúvida é: seria a Veja a versão brasileira da Insight do Reverendo Moon? Ou a versão impressa da Fox News?