Contra o Consenso: Mais um estado não-branco nos EUA
Google
 

vendredi, août 12, 2005

 

Mais um estado não-branco nos EUA



O Texas se tornou o quarto estado americano a ter uma maioria de população não-branca, depois de Novo México, Califórnia e Havaí(Maryland, Mississippi, Georgia, New York e Arizona, com algo em torno de 40% de população não-branca, são os próximos da lista),. A maior parte dessa população não-branca é de imigrantes que não podem votar, mas considerando que os filhos destes poderão fazê-lo, alguns, como Nathan Newman especulam o quanto que isso teria de impacto em termos eleitorais, já que minorias tendem à votar nos democratas. Um Estado como o Texas votando com os democratas seria um golpe imenso no colégio eleitoral, que na última eleição registrou 34 delegados.

Muito se tem especulado como o crescimento da população dos Estados do Sul e do Centro-Oeste poderia favorecer os republicanos, mas isso, claro, poderia ser reflexo de uma migração que no fim poderia favorecer os democratas(O Novo México, por exemplo, foi um estado em que a votação estava indefinida, mesmo estando numa região predominantemente republicana). Com disse o Nathan Newman, é uma população que ainda não pode votar em sua maioria, por outro lado, ao passo que estes ganham cidadania ou têm seus filhos, a situação política nesses estados pode mudar drasticamente. Por outro lado, os democratas cada vez mais perdendo votos entre latinos e negros, que vêm cada vez mais a turma de John Kerry como um espelho dos republicano. Muitos ainda comentam as políticas policiais agressivas contra negros na gestão Clinton, por exemplo.

Eu discordo que haja a necessidade de politícas exclusivas e quotas para esses lugares. Afinal, é justamente a mão de obra dessas minorias que têm dado prosperidade ao Texas, à Flórida e à Califórnia, enquanto boa parte do Sul permanece estagnado.