Contra o Consenso: A única coisa boa da lei do desarmamento
Google
 

mercredi, août 31, 2005

 

A única coisa boa da lei do desarmamento

Muitos tem reclamado que a Lei do Desarmamento desarma as Guardas Municipais. Ao meu ver, justamente a única coisa boa deste projeto de lei é justamente isso.

Como se já não tivessemos que conviver com uma Polícia Militar agressiva e incompetente, alguém inventou este verdadeiro frankenstein, que são as Guardas Municipais. Guarda Municipal, a rigor, é demagogia pura. São pessoas que não tem o menor treinamento para polícia, com inquérito e investigações(Até por quê, combate à criminalidade é algo bem mais complexo que colocar guardinha em ruas centrais da cidade). Geralmente se envolvem com abusos do poder e agressões. Até por quê, Guarda Municipal não pode prender ninguém.

Não sei direito para quê isso serve, que ao meu ver só resulta em gastos ao contribuinte. Eu nunca consegui achar Guarda Municipal que conseguisse fornecer as informações mais simples. Colocar essa cambada com arma na mão é uma irresponsabilidade tremenda.

***

Aliás, outro ponto que o pessoal do "sou da paz" deveria discutir é o desarmamento da Polícia. Em São Paulo se vê policiais com armamento pesado em ações rotineiras, na rua. Armamento que deveria se limitar a ações especiais, como confronto com traficantes ou rebeliões de presídios.

Até por quê, não raro essas armas da polícia caem na mão dos criminosos por meio de furtos.