Contra o Consenso: Notinhas rápidas
Google
 

dimanche, août 07, 2005

 

Notinhas rápidas

Sexta, num sebo de Campinas, vi uma edição, de 1933, do livro "O Judeu Internacional", de Henry Ford, clássico anti-judaico. O livro havia sido editado pela Livraria do Globo, que depois daria origem à Editora Globo. Quem diria, hein?

Hoje o livro só é publicado na clandestinidade...

***

O mais interessante do sebo era a quantidade de livros usados e antigos de Karl Marx disponíveis nas prateleiras na seção de economia. Haja encalhe.

***

Meu projeto de "Mapas Ferroviários" acaba de completar mais um passo: o mapa da Central do Brasil. Ele mostra todas as linhas desta ferrovia, que ligava os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro(Variantes mais modernas construídas pela RFFSA, como Suzano-Rio Grande da Serra, não aparecem), quase até chegar na Bahia(Era uma das raras ligações ferroviárias do sudeste com o nordeste)e hoje é administrada nos trechos de subúrbios pela CPTM, Supervia e pela CBTU, e pela MRS e FCA nos trechos de cargas.

Você pode, claro, pegá-lo aqui.

***

Não tenho costume de comentar sobre outros blogs nesse espaço. Mas o do João Galt certamente merece ser comentado. É uma espécie de comentário diário das notícias sob uma perspectiva liberal, com uma rara articulação, sem se prender a chavões nem a rancores.

Muito bom.