Contra o Consenso: CPTM e a segurança
Google
 

mardi, septembre 20, 2005

 

CPTM e a segurança

O acidente ocorrido em Mauá no final de semana, aonde um trem da CPTM descarrilhou por quê algum idiota colocou um paralelepípedo nos trilhos(Um ano depois que um fato semelhante ocorreu entre as Estações Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino) é só um sinal que mais de dez anos depois que a CPTM foi criada, das cinzas da CBTU e da Fepasa, muitas melhorias ainda são necessárias. É irresponsável deixar um trem de subúrbio trafegar em áreas não-cercadas. Não raro, o trem passa com pessoas e crianças andando pelos trilhos, há várias passagens de nível, faltam passarelas. Em alguns pontos da Lapa e da Mooca, crianças pulam os muros para entrar nos trilhos.

Claro, nem tudo é falha do governo estadual. Há um viaduto não terminado no Jaraguá sobre a linha férrea(Aonde existe uma passagem de nivel), que ficou assim durante o Mandato inteiro da Marta Suplicy. Mas também não da para negar que o governo estadual, ao invés de se orgulhar pelas linhas em construção do metrô(Isso considerando que desde que o Mário Covas assumiu, só se inaugurou duas pequenas ampliações iniciadas na gestão Fleury, e prometidas pelo Quércia, além de um naco inútil de metrô em Capão Redondo), deveria dar padrões mínimos de segurança para os passageiros e as pessoas que moram no entorno das linhas da CPTM.