Contra o Consenso: A culpa por New Orleans
Google
 

dimanche, septembre 11, 2005

 

A culpa por New Orleans



Eu não vou com a cara de George Walker Bush desde dos tempos em que ele era governador do Texas, com sua sanha pela uso da pena de morte(Com direito à casos como de um sujeito executado em que seu advogado dormiu no julgamento). Considerando que Bush talvez tenha sido um dos presidentes americanos que mais tenha se esforçado em jogar a Constituição americana no lixo(Talvez só perdendo de Abraham Lincoln, Woodrow Wilson e Franklin Delano Roosevelt) e que tenha lançado seu país em duas guerras coloniais desastrosas e genocidas, bem, é o suficiente para dizer ao meu ver que ele é absolutamente detestável.

Mas, dito isso, vale lembrar, tanto Kathleen Blanco, a governadora da Louisiana, quanto Ray Nagin, prefeito de Nova Orleans, tem uma boa fatia de culpa na tragédia de Nova Orleans. Claro, Bush foi irresponsável ao colocar boa parte da Guarda Nacional dentro do Iraque, e ao cortar recursos pro FEMA, a agência federal para desastres desse porte(Que, vale lembrar, foi formidável não ao não conseguir gerenciar a crise, mas ao atrapalhar ainda mais a situação, inclusive proibindo a Cruz Vermelha de enviar suprimentos), mas, por outro lado, tanto a governadora quanto o prefeito deveriam ter evacuado a cidade. Afinal de contas, haveriam os ônibus escolares para transportar a população mais pobre, e estes ficaram alagados com a chuva. E a polícia, que cometeu saques e permitiu que o caos eclodisse na cidade, era responsabilidade da Prefeitura.

O sistema federativo americano é bem mais profundo nos Estados Unidos, sendo que os estados tem uma vasta liberdade para proclamarem leis. Se mesmo no Brasil costuma se colocar a culpa por ações má-gerenciadas nesse tipo de tragédia nas esferas estaduais e municipais, imagine nos EUA. Claro, como notou Clark Stooksbury, Bush não se lembrou do federalismo quando lançou o No Child Left Behind ou foi à Suprema Corte para impedir os Estados de legalizarem a maconha medicinal.

Em menos de quatro anos, é a segunda vez que os americanos são brindados com uma cena nos jornais que parece retirada de uma história em quadrinhos ou de um filme de ação ruim, com uma cidade inteira devastada, com sobreviventes saqueando para sobreviver, corpos por todo canto. Afinal, desde de 1864, durante a Guerra Civil, quando Atlanta fora incendiada, não se via uma cidade americana ser evacuada por completo. Claro, não se pode negar que Bush não tenha culpa no Cartório. Mas também não se pode negar a culpa de Ray Nagin e Kathleen Blanco. E os três irão pagar um preço político muito alto por New Orleans.