Contra o Consenso: A indigência intelectual do Brasil
Google
 

mardi, septembre 06, 2005

 

A indigência intelectual do Brasil

Nós, brasileiros, costumamos a olhar com desprezo nossos colegas da América Latina. Mas, pensemos bem: quais os pensadores que se identificam com o liberalismo, com a direita, nos nossos vizinhos? No México, gente como Enrique Krauze. No Peru, Hernando de Soto(Que tem a mais clara defesa da propriedade privada que eu já vi) e Mário Vargas Llosa. Na Colômbia, aquele país que tiramos sarro pelo narcotráfico, ninguém mais que Gabriel Garcia Marquez. E no Brasil, ô senhor, qual pensador que nossa direita se reunem, protegendo lacrimejantes(Como a adolescente que não suporta que falem mal da sua boy-band favorita)?

Não, infelizmente, é preciso admitir: se um astrológo que, consegue colocar a culpa das mortes do Katrina nas próprias vítimas(uma perspectiva tão odiosa que nem os piores inimigos da América conseguiram engedrar) é visto como maior ídolo da "direita" brasileira, então, só nos resta sentar na sarjeta e chorar. Por quê, nada, mas nada, nos demonstraria nossa indigência intelectual que um tipo que escreve uma barbaridade como essa ser adorado por uma classe média metida a liberal e de direita.

Só nos resta aceitar nossa pequenaz intelectual como país e invejar o Peru de Hernando de Soto e Vargas Llosa.

UPDATE: O post acima é irônico. O Olavo de Carvalho tem tanta influência na vida real quanto aqueles malucos que começam a pregar com a Bíblia dentro do metrô ou da Praça da República(Mentira, os malucos do metrô tem um público muito maior). Fora do Orkut, ele é tão desconhecido quanto a faxineira que limpa os banheiros do Terminal Santo Amaro.

A não ser, claro, dentre a histérica turma de fãs pós-adolescentes, magricelos e branquelos, que ficam espalhando aqueles textos horríveis em tudo quanto é fórum e lista de discussão e ficam postando mensagens irritadinhas quando falam mal do seu ídolo.