Contra o Consenso: A liberdade de expressão
Google
 

mardi, septembre 20, 2005

 

A liberdade de expressão

Um valor que surge tanto no discurso típico da esquerda quanto da direita. A direita adora falar dos dados relativos à Cuba e à China dos Relatórios dos Reporteres Sem Fronteiras, a esquerda falar da demissão de jornalistas que se posicionam contra o governo americano. Claro, todo mundo adora falar em liberdade de expressão. Pena que, na prática, as coisas são mais complicadas.

Por exemplo, peguemos o professor de Direito de Harvard, Alan Dershowitz. Ele vêm sendo fortemente criticado nos Estados Unidos porque, ele, que sempre falou em liberdade de expressão e em respeito à Primeira Emenda, mas vêm tentando, de todas as formas, impedir a impressão e comercialização do livro "Beyond Chutzpah: On the Misuse of Anti-Semitism and the Abuse of History", de Norman Finkelstein. Neste livro, Finkelstein acusa Dershowitz de plágio, manipulação de dados, entre outras coisas, no livro "In case for Israel"(Publicado aqui no Brasil como "Em defesa de Israel"). Dershowitz chegou ao ponto de enviar uma carta ao governador da Califórnia, pedindo que este intervisse na University of California Press para impedir a publicação do livro, posteriormente mobilizando um exército de advogados para pressionar qualquer pessoa que estivesse envolvido em alguma forma na produção do livro para depois, bem, partir para uma campanha difamatória contra Finkelstein.

Outro exemplo: David Irving. Irving é um dos mais conhecidos nomes do revisionismo do Holocausto. Uma das defesas que os revisionistas fazem é com relação à liberdade de expressão. Eles adoram se colocar como mártires da liberdade de expressão. Mas Irving não titubeou em abrir um processo contra a historiadora americana Deborah Lipstadt por difamação, por esta ter afirmado que ele era movido por motivos políticos, entre outras coisas. Irving, claro, perdeu o processo.

Todo mundo, sem exceção, gosta de clamar pela liberdade de expressão. Mas na prática, ninguém gosta dela. Muitos, que se dizem liberais, não titubeiam em querer ameaçar terceiros com processos por difamação(Num país aonde a legislação sobre o assunto é bastante criticável). Há o velho choramingo desse mesmo povo quando falam mal do Gustavo Corção, do Paulo Francis ou do Olavo de Carvalho. Pessoalmente? Grande merda. Não consigo ver lógica em alguém com mais de quinze anos indignado porque alguém não gosta dos autores que ele idolatra. Outras pessoas ficam indignadas porque fulano colocou um vídeozinho pornô minúsculo no seu próprio site, cuja a hospedagem o próprio paga.

Qualquer um fala em liberdade de expressão, mas ninguém economiza esforços para impedir que alguma coisa que a gente não goste seja publicada ou falada, seja algo negativo sobre nós mesmos, algum texto que consideremos racista, preconceituoso ou machista. Claro, alguns falam em "limites" ou "exceções" para a liberdade de expressão. Que, não raro, são coisas que a gente não gosta.