Contra o Consenso: Mais Polícia Militar?
Google
 

lundi, septembre 05, 2005

 

Mais Polícia Militar?

Não há dia em que eu não leia a notícia de algum crime cometido por soldados da Polícia Militar em São Paulo. São geralmente execuções sumárias de "suspeitos", entre outros crimes. Também é díficil você andar por algum ponto movimentado de São Paulo e das grandes cidades do interior e da região metropolitana da capital sem ver soldados da Polícia Militar.

Parece que isso não é suficiente. O governo do Estado quer contratar mais 2350 soldados para todo o Estado. Para o terror da população, os soldados passaram seis meses em treinamento, antes de, portando armamento pesado, patrulhar as ruas.

Essa questão da polícia precisa ser melhor discutida. O governo do Estado têm alocado PMs em patrulha por locais movimentados(Curiosamente, os mesmos afirmam que não podem sair do lugar), enquanto arrastões em prédios e condomínios fechados se tornam crimes comuns. A Polícia deve existir para investigar e apurar crimes. Não adianta colocar PM por todo o canto ao passo que, o cidadão ao ser assaltado, mal consegue ser atendido pela polícia(Tudo mundo que eu conheço que foi assaltado reclamou da falta de estrutura ao dar queixa na polícia). E sim, a Polícia Civil, não a Militar, que precisa de investimentos. O que se têm feito é demagogia pura.

P.S: Eu moro em São Paulo. Pelo que eu vi, em Minas Gerais, há problemas semelhantes com relação à isso. Não sei a situação de cada estado. Mas, dependendo da situação, é algo que se deveria discutir nacionalmente. Não adianta encher as ruas de policiais mal-treinados.