Contra o Consenso: Mais uma moda americana que chega aqui
Google
 

lundi, septembre 12, 2005

 

Mais uma moda americana que chega aqui

Primeiro, foi aquele festa babaca em que as crianças se vestem de monstrinhos para mendigar doces nas portas das casas. Agora, mais uma onda americana tipicamente americana chega ao Brasil: a dos pundits.

Pundits são as pessoas que, em algum meio de mídia, em especial na televisão, dão sua opinião sobre um assunto qualquer. Por qual motivo elas fazem isso? Seriam, digamos assim, especilistas? Tipo, um professor de universidade que fale árabe e que tenha vivido no Líbano falando sobre Oriente Médio? Ou ainda um engenheiro militar falando sobre segurança? Nada disso. São geralmente umas portas, tipo a Ann Coulter, Bill O´Reilly e a Michelle Malkin, cuja a formação se restringe ao jornalismo ou alguma redação(Muitos acusam a Ann Coulter e a Michelle Malkin de serem racistas e nojentas. Não nego isso, mas o que mais me espanta nas duas são a falta total de qualquer resquício de conhecimento).

Agora, a onda chega ao Brasil. Você liga a televisão à cabo, tem algum jornalista falando em crise institucional ou sei lá o quê. Você liga o Jornal Nacional e tá lá ao Arnaldo Jabor, sem falar coisa com coisa. Você liga o Jornal Hoje tem a Miriam Leitão, com suas opiniões rasas. Até no telejoornal da TV TEM, retransmissora da Globo na região de Sorocaba e Jundiaí tem um sujeito estranho dando opinião. Na rádio CBN é um festival de horror, com direito à Lúcia Hypollito, Arnaldo Jabor, Miriam Leitão. A mesma coisa do que ocorre na Fox News ou na CNN. Um monte de gente rasa dando opinião sobre assuntos rasos. A internet então, aonde até Cláudio Humberto(Sim, aquele do Collor) e um tal de Giba Um(?) viram vozes respeitadas, nem se fala. Bem, nenhum deles têm uma grande formação acadêmica nem uma grande experiência de vida. Falam sore qualquer coisa, por quê bem, por quê falam. Assim como faz a Ann Coulter.

Essa cópia de costumes americanos é preocupante. Daqui a pouco o pessoal vai abandonar o futebol em prol daquele jogo estranho com tacos, luvas, bases e capacetes e deixar de usar picanha e linguiça no churrasco para assar hamburguers.