Contra o Consenso: Segunda Citação da Semana
Google
 

vendredi, septembre 16, 2005

 

Segunda Citação da Semana

"Não haverá guerra civil no Iraque. Nunca houve uma guerra civil no Iraque. Em 1920, Lloyd George nos alertava de uma guerra civil se o Exercíto britânico fosse embora. Como os americanos agora ameaçam os iraquianos com uma guerra civil se eles saírem. Tão cedo quanto em 2003, porta-vozes americanos nos alertavam que poderia haver guerra civil se as forças americanas desembarcassem.

O que as forças imperiais, colonias não irão aprender - não vamos usar seus nomes verdadeiros - e não podem aprender é que o Iraque não é um estado sectário, mas uma nação tribal. Homens e mulheres iraquianas se casam por religião ao invés de por afiliação.

Um ano atrás, eu conversei com um médico que tinha acabado de ter seu irmão morto por homens armados, assassinos que, eu não tinha dúvida, eram xiitas enfurecidos que o seu irmão havia feitos objeções à construção de uma mesquita xiita no fim da sua estrada. Eu me virei ao seu irmão no funeral e perguntei se haveria uma guerra civil no Iraque.

"Por quê você e os americanos querem que tenhamos uma guerra civil?" ele perguntou "Sou um sunita casado com uma xiita. Você quer que eu mate minha mulher?"

Há muitos jornalistas, escritores e porta-vozes da Casa Branca que gostam de ameaçar o Iraque com uma guerra civil. Mas por quê? Dois anos atrás, o porta-voz oficial dos EUA fez uma ameaça dessas. "Al-Qaeda", ele queria dizer, claro, sunitas - queria uma guerra civil.Mas os xiitas se recusaram a dar aos americanos a sua guerra civil e o Iraque permanece infeliz e adormecido. Por quê? Por quê diabos eles não decidiram por uma guerra civil? Por quê o Imã Ali uma vez disse ao seu povo que "quando você vê um um outro homem, ele é seu irmão na religião ou seu irmão em humanidade."

No Líbano, é fácil simbolizar guerra civil. Os sunitas e xiitas lutaram contra os cristãos maronitas - o conflito era os maronitas contra o resto - e os americanos, israelenses, sírios e outros vieram para se aliar ao lado que eles desejavam. Mesmo agora, o governo americano alerta para os perigos de uma guerra civil - como se os libaneses precisassem disso. Aliás, os libaneses enfrentaram uma guerra civil que custou 150 mil mortos. Os iraquianos não precisam deste conflito terrível. Por quê nós o desejamos para eles?"

ROBERT FISK, correspondente no Oriente Médio do The Independent, de Londres.